Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Quinta-feira, 1 de Maio de 2008
Distrito de Évora apresenta Dispositivo de Combate aos Incêndios Florestais amanhã

Amanhã, o ministro da Administração Interna, Rui Pereira estará em Estremoz para apresentar o Dispositivo Operacional de Combate aos Incêndios Florestais que estará ao serviço de todo o distrito durante o período crítico. A apresentação está marcada para as 18h00, no Rossio Marquês de Pombal.

À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, o ministro da tutela vai percorrer todos os distritos do país, em sessões de apresentação dos respectivos dispositivos. No Distrito de Évora, a apresentação decorrerá no Concelho de Estremoz, por ser este o local onde ficará sedeada a Força Especial de Bombeiros Canarinhos integrantes da 2ª Companhia/Grupo de Évora.

Recorde-se que desta 2ª Companhia fazem ainda parte os Grupos de Beja e Setúbal, num total de 70 elementos, que vêm assim reforçar o contingente adstrito à 1ª Companhia – 140 elementos repartidos entre os Grupos de Castelo Branco, Guarda, Portalegre e Santarém. Após 10 meses da sua criação, esta força especializada no combate aos incêndios florestais dispõe hoje de um conjunto de 210 efectivos, distribuídos por 7 distritos de elevado risco.

Nos últimos anos, o Governo iniciou e concretizou uma reorganização profunda do sistema de protecção civil e da defesa da floresta contra incêndios, tendo a reforma daí resultante permitido, entre outras coisas, clarificar as missões das diferentes entidades. Definiu-se assim uma verdadeira cadeia de comando e colocaram-se em prática um conjunto de acções e medidas que melhoraram a eficácia das respostas no terreno.

Das medidas recentemente levadas a cabo, no domínio da prevenção e do combate aos incêndios florestais, assume especial relevância a criação da fase ECHO, que irá cobrir o período de 16 de Outubro a 31 de Dezembro.

Além da já referenciada Força Especial de Canarinhos, de realçar ainda a criação, em 2006, dos GIPS, fortalecendo igualmente o Dispositivo Operacional Nacional com mais uma equipa preparada para acções de prevenção e de intervenção de primeira linha. Actualmente, os GIPS estão presentes em 11 Distritos e contam com um efectivo de 720 elementos.

Por outro lado, também ao nível do reforço dos meios humanos, Portugal pode contar já este ano com mais duas Brigadas de Sapadores Florestais.

Relativamente ao dispositivo de meios aéreos, para 2008, estarão disponíveis 56 aeronaves, incluindo 35 helicópteros e 14 aviões, a que se juntam os aerotanques pesados anfíbios e os novos helicópteros pesados. A criação de Equipas de Intervenção Permanente é outra das medidas que vai elevar o nível de prontidão e resposta em situações de socorro e emergência às populações dos concelhos com maior nível de risco. A medida contempla para já 32 protocolos e envolve a Autoridade Nacional de Protecção Civil, Autarquias e respectivas Associações Humanitárias de Bombeiros.

Numa época do ano em que as temperaturas e os factores de risco começam a aumentar, “é indispensável reunir todos os esforços para a causa do combate aos incêndios e defesa da floresta”. “Estas iniciativas constituem, portanto, uma excelente oportunidade para fazer mais um esforço de pedagogia junto dos cidadãos, de modo a que se evitem todos os comportamentos de risco”, sustenta a governadora civil.

Ainda que os resultados dos últimos dois anos se encontrem dentro das metas definidas pelo Governo, “a verdade é que não podemos diminuir o nosso empenho e a nossa determinação neste combate. É obrigatório envolver todos os cidadãos nesta causa nacional”.

 



publicado por noticiasevora às 18:28
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds