Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Terça-feira, 6 de Maio de 2008
Novas palestras e ateliers selvagens a partir deste mês no Monte Selvagem


O Parque e Reserva Animal Monte Selvagem abriu novas actividades de Verão para as crianças do pré-escolar até ao 5º ano, que incluem ateliers e palestras selvagens com os seguintes conteúdos temáticos:

 

“MODA ANIMAL”

Uma palestra na qual, ao mesmo tempo que são apresentados diversos bio-fatos de determinadas espécies que se encontram no Parque (como por ex., pêlo de camelo, crina de pónei ou espinhos de porco-espinho), são explicadas às crianças as diversas adaptações destes animais ao meio, com as fotografias dos correspondentes para uma melhor identificação. Ano Escolaridade Aconselhável: Pré-escolar / 1.º/ 2.º ano

 

“RECICLAR A BRINCAR”

Um atelier onde são dadas algumas noções sobre a importância da reciclagem, do aproveitamento de matérias-primas e da redução do seu consumo, recorrendo a exemplos concretos, com o auxílio dos ecopontos existentes no Telheiro Pedagógico. No Atelier constroem-se diferentes peças (fantoches, comedouros, porta- -lápis, bolsas, etc.), a partir de material já usado (pacotes de leite, rolos de cartão, frascos de vidro, garrafas de plástico, etc.). Ano de Escolaridade Aconselhável: a partir do 3.º ano.

 

“EXTINÇÃO – O GRANDE PALAVRÃO!”

Palestra cujo principal objectivo é alertar as crianças para a noção do perigo da extinção de determinadas espécies, utilizando como exemplo animais do Monte Selvagem. Explica os principais factores (naturais e humanos) que podem determinar a extinção de uma espécie e, por fim, são discutidos diferentes modos de salvar os animais da extinção. Ano Escolaridade Aconselhável: 3.ª / 4.º ano.

 

“AVES NO JARDIM”

Ateliê que visa mostrar às crianças as diferentes espécies de passeriformes que habitam locais tão vulgares como o jardim da nossa casa ou da escola. Ao mesmo tempo abordam-se temas como as diferentes adaptações dos pássaros ao meio, o fenómeno das migrações, causas para possíveis extinções e a sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas. No Ateliê constroem-se comedouros para colocar no jardim /espaços abertos da escola, a partir de pacotes de leite e sumo, sendo ainda oferecido um saquinho com trigo. Ano Escolaridade aconselhável: 3.º/4.º/5.º

 

Independentemente da sua imagem de lazer, o objectivo principal do parque baseia-se na recolha e alojamento de animais selvagens e na sensibilização, do público em geral, para as questões ambientais e de conservação da biodiversidade através do contacto directo com a Natureza. Os diversos projectos educacionais presentes (pedagógico e científico) estimulam o gosto pela aprendizagem e o respeito pelo ambiente, pelos animais e pela flora circundante.



publicado por noticiasevora às 08:00
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds