Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Segunda-feira, 12 de Maio de 2008
A Fundação Eugénio de Almeida apresenta a exposição “O Fabuloso Mundo de Léger”

 

Dando continuidade ao seu projecto de divulgação e promoção da arte moderna e contemporânea, a Fundação Eugénio de Almeida apresenta, na próxima quarta-feira, mais uma exposição de relevo, expondo as obras de Fernand Léger, um dos mais famosos mestres cubistas e abstraccionistas do século XX.

Esta mostra, que estará patente no Fórum Eugénio de Almeida até 5 de Outubro, “representa para o público a oportunidade única de descobrir o fabuloso mundo de cores, formas e ritmos urbanos, circenses e campestres deste surpreendente artista francês”, explica a fundação.

A exposição “O Fabuloso Mundo de Léger” divide-se em três núcleos: “Eis Léger”, “O Circo” e “As Iluminações”. No primeiro, 12 obras originais do artista representam uma sociedade orientada para o progresso científico e tecnológico, nas primeiras décadas do século XX. No segundo está exposta a obra-prima da carreira artística de Léger, intitulada “O Circo”, composta por 51 litografias, onde o artista descreve a beleza do princípio da curva na Natureza, nas máquinas e na vida. O último núcleo contém 15 litografias de ilustrações criadas para poemas em prosa do célebre poeta francês, Arthur Rimbaud.

As suas telas mais representativas são marcadamente figurativas, apresentando volumetrias acentuadas e simplificadas, fruto do seu fascínio pela civilização industrial do século XX e pelas influências tecnológicas na cultura. Os seus últimos trabalhos caracterizam-se pela separação entre o desenho e a cor, apresentando estas grossas linhas pretas de espessura uniforme.

Com esta exposição, que sucede a “Dali – O Divino Ilustrador”, a Fundação Eugénio de Almeida assume mais uma vez “o seu papel de agente dinamizador de actividades culturais e artísticas, na região de Évora e no interior do país, visando a conquista e formação de públicos”.



publicado por noticiasevora às 13:21
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds