Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Quarta-feira, 21 de Maio de 2008
População não desiste de lutar contra mudança para Portalegre

 

A população residente em Mora, a que se juntaram morenses que habitam fora daquele concelho, invadiram hoje a cidade de Évora, naquela que foi a segunda etapa de protestos contra a passagem do município para o distrito de Portalegre

“Em Defesa do Concelho de Mora integrar o Distrito de Évora”, “Somos de Évora da raiz do coração, de Portalegre é que não” foram frases bandeira durante a manifestação que reuniu cerca de 1500 pessoas que se deslocaram até à sede de concelho, em 24 autocarros fretados, na maioria a autarquias comunistas.

O povo de Mora concentrou-se às 19horas, na Praça Giraldo, onde foram efectuados discursos por parte do presidente da autarquia, José Sinogas, e onde foi aprovada por unanimidade uma moção que foi, posteriormente, entregue à governadora civil Fernanda Ramos.

Recorde-se que em causa está a possibilidade do concelho morense não integrar o NUT 3 do Alentejo Central (Évora), continuando a pertencer ao NUT 3 Alto Alentejo (Portalegre), conforme está estabelecido no recente diploma governamental de 14 de Abril.

A população e as forças vivas do concelho exigem que se reajuste o decreto-Lei e que se confirme a integração definitiva de Mora na NUT 3 Alentejo Central, afirmando que se até final do mês não houver alterações, irão marchar até Lisboa em sinal de protesto.

Após mais de uma hora de conversações com a governadora civil, Fernanda Ramos, o autarca de Mora reafirmou que foi solicitada à representante do Governo, solidariedade para com o povo de Mora, afirmando que esta deve dar apoio público a esta causa.

Em declarações aos jornalistas, a governadora civil explicou que esta manifestação “peca por ser tardia”, uma vez que em seu entender, este protesto deveria ter sido feito há muitos anos atrás, reiterando contudo que tudo fará para que Mora regresse à NUT 3, “visto que me parece imprescindível que as nomenclaturas passem a corresponder aos distritos”, defendeu.

 



publicado por noticiasevora às 17:46
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds