Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Sábado, 24 de Maio de 2008
Évora convida todos a celebrar Dia Europeu dos Vizinhos


 

A Câmara Municipal de Évora e a Habévora, em parceria com algumas juntas de freguesia do concelho promovem no próximo dia 27, terça-feira, o Dia Europeu dos Vizinhos, um evento que “visa estimular o convívio e a amizade entre vizinhos, combatendo o isolamento e a falta de entreajuda e de comunicação”.

Reunir os vizinhos à volta de uma mesa para confraternizar ou realizar uma actividade de lazer em conjunto é a aposta que está na base deste dia, de forma a estimular a coesão social e as relações interpessoais.

Em Évora, este ano as Freguesias de Srª da Saúde, Bacelo e Canaviais juntam-se numa caminhada conjunta pela Ecopista, a qual inclui também um pequeno lanche de confraternização, enquanto que na Freguesia de S. Mamede vai decorrer uma aula de fitness com jogos para as crianças.

O Dia Europeu dos Vizinhos nasceu em França em 1999 e hoje é comemorado em cidades tão diversas como Bruxelas, Praga, Atenas, Genéve, Roma, Luxemburgo, Birmingham, Ljubljana, Manchester, Brême, Paris, entre outras.

Portugal já conta com quase cerca de 30 entidades, nomeadamente câmaras, juntas de freguesia e empresas de gestão municipal, que organizam eventos neste dia, cuja comemoração no nosso país é feita pelo quinto ano consecutivo e que no ano passado juntou já mais de 20 mil pessoas em festas espalhadas por todo o continente e ilhas.

Este evento surge em território nacional por intermédio do CECODHAS Portugal que é  membro do CECODHAS Europeu e que funciona como uma rede de promoção e implementação dos direitos que todos têm a uma habitação condigna.

A sua constituição em Portugal ocorreu no ano de 2001, tendo este comité surgido como resultado da conjugação de esforços do IGAPHE – Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado; da APHM – Associação Portuguesa de Habitação Municipal; da FENACHE – Federação Nacional de Cooperativas de Habitação Económica; e da UMP – União das Misericórdias Portuguesas.

Trata-se assim de uma organização informal que agrupa as entidades que em Portugal se ocupam da promoção e da gestão da habitação apoiada pelo Estado e da qual o Município de Évora também faz parte.



publicado por noticiasevora às 18:28
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds