Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Segunda-feira, 26 de Maio de 2008
Festa Ibérica da Olaria e do Barro promove os dois maiores centros oleiros da Península Ibérica


 

O Município de Reguengos de Monsaraz e o Ayuntamiento de Salvatierra de los Barros (Extremadura espanhola) organizam de quinta-feira a domingo a XIV Festa Ibérica da Olaria e do Barro. Esta exposição, que decorre em anos alternados em cada município, realiza-se desta vez em Salvatierra de los Barros e junta os dois maiores centros oleiros da Península Ibérica: S. Pedro do Corval, no concelho de Reguengos de Monsaraz, e Salvatierra de los Barros.

A Festa Ibérica da Olaria e do Barro é um evento de promoção cultural e turística de uma importante manifestação artística e artesanal: a olaria. Com um significativo número de centros oleiros no Alentejo e na Extremadura espanhola, “pretende-se com esta iniciativa valorizar a olaria, chamando a atenção para o seu valor artesanal, artístico, cultural e na economia das regiões, concentrando em torno de S. Pedro do Corval e de Salvatierra de los Barros, o que de melhor se faz no sector da olaria da Península Ibérica”.

Na Festa Ibérica da Olaria e do Barro vão participar 75 expositores. Portugal estará representado com 40 expositores das seguintes localidades: Reguengos de Monsaraz, S. Pedro do Corval, Lisboa, Porto, Mourão, Loures, Coruche, Ramada, Alcobaça, Évora, Elvas, Mafra, Grândola, Alcabideche, Redondo, Póvoa de Santo Adrião, Queluz, Santo André, Torres Vedras, Maia, S. Teotónio e Almansil. O centro oleiro de S. Pedro do Corval terá 14 olarias no evento, algumas delas com os artesãos a produzirem as peças ao vivo.

José Calixto, vice-presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz destaca “a forte presença da olaria de São Pedro do Corval e dos seus oleiros em Salvatierra de los Barros, a maior da última década do evento em Espanha, contando com a participação de mais de metade das olarias em actividade neste que é o maior centro oleiro nacional”.

A abertura da XIV Festa Ibérica da Olaria e do Barro será na quinta-feira, dia 29 de Maio, pelas 18h30 horas (hora de Portugal continental), seguindo-se a inauguração da exposição “El Botijo: Producto Arte-sano”. Na sexta-feira decorrem as Jornadas Técnicas sobre a Olaria e o Barro e no sábado, dia 31 de Maio, acontece uma mostra da técnica de cozedura “Raku”. Todos os dias haverá demonstrações ao vivo de oleiros e ceramistas.

No domingo proceder-se-á à entrega do III Prémio Especial “Artesanato Tradicional” e dos prémios do V Concurso de Peças da Festa Ibérica da Olaria e do Barro. O certame vai estar aberto diariamente entre as 10horas e as 21horas.

 



publicado por noticiasevora às 09:42
link do post | favorito

Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds
Em destaque no SAPO Blogs
pub