Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Quarta-feira, 28 de Maio de 2008
Iniciativas dos jogos da zona dos mármores continuam com grande adesão

 

No passado domingo, 25 de Maio, decorreu a caminhada no concelho de Alandroal, integrada na II Edição dos Jogos da Zona dos Mármores. Segundo a autarquia de Borba, esta iniciativa continua a beneficiar de grande adesão por parte da população dos concelhos participantes.

O evento contou com a presença de cerca de 160 pessoas, oriundas dos quatro municípios envolvidos no projecto – Borba, Alandroal, Estremoz e Sousel. O percurso desta caminhada teve início no Alandroal, concentrando-se todos os participantes no Rossio do Arquiz e terminou nas Hortinhas, num total de aproximadamente dez quilómetros.

Durante a caminhada, os participantes passaram pelo Santuário do Endovélico e pela Rocha da Mina, nos quais puderam apreciar um pouco da História do concelho anfitrião. A Rocha da Mina é um Santuário rupestre implantado num esporão rochoso com vertentes abruptas, cuja área habitável é extremamente reduzida. As escadas e os pavimentos talhados na rocha são elementos recorrentes num número relativamente elevado de santuários pré-romanos, alguns dos quais romanizados, e são interpretados frequentemente como "altares de sacrifícios". À passagem pelo Santuário do Endovélico podem observar-se ruínas de um importante santuário de uma divindade pré-latina chamada Endovélico. O seu culto teve uma aceitação extraordinária no período romano, verificando-se que entre os seus cultuantes se encontra uma grande diversidade de pessoas.

Todos os participantes na caminhada receberam uma t-shirt alusiva aos Jogos da Zona dos Mármores, e no final do percurso puderam conviver no almoço oferecido pela autarquia do Alandroal, que teve lugar no Campo de Tiro de Terena.

De acordo com o vereador Humberto Ratado, os Jogos da Zona dos Mármores pretendem fomentar a prática da actividade desportiva junto das organizações, instituições e comunidades locais, com o intuito de aumentar o número de pessoas destes municípios a praticar exercício físico, diminuir o nível de sedentarismo dos nossos concidadãos e sensibilizar os diferentes grupos da população para a importância da actividade física com benefícios para a sua saúde e qualidade de vida de todos.

“Por outro lado, os Jogos da Zona dos Mármores visam aprofundar a cooperação entre as autarquias, rentabilizando os equipamentos existentes em cada um dos diferentes municípios e promovendo uma maior integração sócio-cultural entre as populações localizadas nos diferentes concelhos”, explicou.

Nesta actividade, assim como em todas as acções promovidas no âmbito dos Jogos da Zona dos Mármores, contou-se com a participação dos quatro municípios que, ao longo dos próximos meses, irão desenvolver, em conjunto, diversas actividades desportivas, que contemplam Caminhadas, Cicloturismo, Malha, Sueca, Dominó, Bilhar, Futsal, Futebol de Praia e Jogos Aquáticos.

No próximo dia 15 de Junho decorre o Torneio de Futsal no concelho de Sousel.



publicado por noticiasevora às 10:43
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds