Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Quarta-feira, 4 de Junho de 2008
“Gestão e Animação de Voluntariado de Proximidade” na FEA

 

Realizou-se, no Fórum Eugénio de Almeida, em Évora, o workshop “Gestão e Animação de Voluntariado de Proximidade”.

Esta acção foi promovida pela Cáritas Diocesana de Évora e dinamizada pela equipa técnica do Banco de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida (FEA), duas das entidades parceiras do projecto Orientar, Servir e Apoiar que deu origem a quatro Núcleos de Voluntariado de Proximidade (NVP) em Évora. 

Estiveram presentes cerca de 20 representantes das Cáritas de Évora, Lisboa, Vila Viçosa, Coruche e Beja, bem como de outras instituições da região Alentejo com interesse em desenvolver projectos de voluntariado.

Na abertura dos trabalhos, Maria do Anjo Marques, presidente da Cáritas Diocesana de Évora salientou “a importância da formação para a qualificação e valorização do Voluntariado enquanto paradigma de uma cidadania activa e solidária”.

Este workshop teve como objectivo divulgar a metodologia e instrumentos de suporte à implementação de NVP constantes do produto Officebox do Voluntariado: Gestão e Animação de Voluntariado de Proximidade.

Em formato de Cd-rom, a Officebox disponibiliza os conceitos, metodologias e instrumentos desenvolvidos na implementação e dinamização, ao longo dos dois últimos anos, em Évora, de estruturas de entreajuda vicinal apoiadas no voluntariado. “Esta partilha de uma experiência inovadora e bem sucedida de gestão de voluntariado vai permitir capacitar entidades públicas e privadas para a sua aplicação em diversos contextos sociais e territoriais”, sustenta a Fundação Eugénio de Almeida. 

Destaque para a presença de Acácio Catarino, consultor social, ex-presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado e ex-presidente da Cáritas Portuguesa. Na sua comunicação, Acácio Catarino incentivou as Cáritas presentes a adoptar o modelo de implementação e gestão do voluntariado apresentado, pois “estas instituições têm um conhecimento amplo e uma relação privilegiada com as comunidades das diferentes áreas de intervenção onde se inserem. Elogiou ainda o trabalho desenvolvido pela FEA “pela liderança do processo de implementação dos NVP em Évora, e pela sistematização da informação que agora pode ser apropriada por outras entidades”.

Um dos pilares fundamentais para a implementação do Voluntariado de Proximidade é a animação, pelo que os participantes do workshop tiveram oportunidade de experimentar várias técnicas, entre as quais a “teia de aranha”.

Através do website do Banco de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida (www.fea-evora.com.pt/banco-voluntariado) é possível aceder a mais informações sobre os NVP, acções de formação dirigidas a voluntários e instituições, projectos de voluntariado, e outros temas de interesse.

 



publicado por noticiasevora às 13:35
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds