Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Domingo, 8 de Junho de 2008
Exposição de Fotografia “Olha se a Noiva vai linda…” no Mercado 1.º de Maio

 

 

A Câmara Municipal de Évora (Divisão de Assuntos Culturais/Arquivo Fotográfico) vai inaugurar mais uma exposição de fotografia no Mercado Municipal 1.º de Maio, desta vez tendo como tema fotografias de casamentos, seleccionadas entre as colecções do Arquivo Fotográfico do Município, com o título “Olha se a Noiva vai linda…”.

No total, irão ser expostas 40 ampliações de fotografias da autoria de José P. B. Passaporte, Inácio Caldeira, Eduardo Nogueira, Marcolino Sousa e José Manuel Rodrigues, abrangendo o período compreendido entre finais do séc. XIX e inícios do séc. XXI.

Nesta exposição poderão ser apreciadas as diferentes técnicas e estilos fotográficos desenvolvidos ao longo de um século, bem como acompanhar a evolução dos trajes, aliadas naturalmente às mudanças de mentalidade em torno do ritual da festa de casamento.

Ainda que não possa transformar-se directamente em testemunho histórico/sociológico, as fotografias reunidas contém material e recursos com as quais a história é feita, nomeadamente a história da fotografia, e, sociologicamente, permite conhecer a maneira como a instituição casamento se deixava fotografar ao longo de um século.

Assinalando a inauguração da exposição, que irá ocorrer no próximo dia 13 de Junho, dia de Sto. António, a partir das 21 horas, foi criado um programa de animação no Mercado Municipal 1.º de Maio, que contará com a participação de alunos de alguns jardins de infância e da Escola Secundária Gabriel Pereira, que irão mostrar vestidos de noiva e adereços confeccionados com material reciclado.

No dia 14, de manhã, no mercado das hortaliças irá decorrer um concurso de elaboração de ramos de noiva, confeccionados com produtos do mercado (flores, alfaces, couves, rabanetes, entre outros) ou material fotográfico seleccionado. Um júri avaliará o trabalho dos participantes e atribuirá prémios aos 5 melhores ramos, tendo como critérios fundamentais a criatividade e aspecto estético dos trabalhos efectuados, dando especial destaque aos que melhorem souberem cruzar o binómio mercado/fotografia.

A exposição “Olha se a Noiva vai linda…” vai estar patente até 30 de Julho e é uma iniciativa camarária co-organizada com a empresa municipal Mercado 1.º de Maio, e conta com a colaboração e apoio de diferentes empresas locais, nomeadamente a Agência Policarpo, a Somefe, a Óptica Freitas e o grupo Diário do Sul/Telefonia do Alentejo, para além da participação dos estabelecimentos de ensino atrás referidos.



publicado por noticiasevora às 08:00
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds