Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Sábado, 14 de Junho de 2008
Cooperação transfronteiriça Alentejo/Extremadura

 

Realizou-se na passada quinta-feira, em Mérida, o seminário final do Projecto OTALEX – Observatório Territoral Alentejo-Extremadura, onde entre outras personalidades, estiveram presentes o presidente da Associação de Municípios do Distrito de Évora, Jerónimo Lóios, o director general de urbanismo y ordenación del territorio da consejería de fomento de la Junta de Extremadura, D. F. Javier Gaspar Nieto, o director geral do Instituto Geográfico Português, coronel Arménio Castanheira, o director del centro nacional de información geográfica, José Cebrian, o gerente regional del Catastro en Extremadura del Ministerio de Hacienda, Paulino Alonso Cobos, a vicepresidenta del área de desarrollo local de la Diputación Provincial de Badajoz, Maria José Hormigo Guerrero, em representação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, André Ramos e em representação da Associação de Municípios do Norte Alentejano, Dália Nunes.

O seminário que reuniu mais de 80 participantes portugueses e espanhóis apresentou os resultados de mais de dez anos de cooperação transfronteiriça, na área do ordenamento territorial e sistemas de informação geográfica, entre as regiões Alentejo e Extremadura.

O OTALEX, co-financiado pelo Programa Interreg IIIA, foi desenvolvido entre 2006 e 2008 por um grupo de trabalho consolidado das entidades que integram a parceria. Do lado português a Associação de Municípios do Distrito de Évora (AMDE), a Associação de Municípios do Norte Alentejano (AMNA), a Comissão de Coordenação Regional do Alentejo (CCDRA) e o Instituto Geográfico Português (IGP) e do lado espanhol, a Junta da Extremadura (JE), a qual liderou o projecto (Chefe de Fila), a Diputación de Badajoz - Área de Fomento (DipB-AF), a Diputación de Badajoz - Área de Desarrolo Local (DipB-ADL), a Dirección General de Catastro (DGC) e o Centro Nacional de Información Geográfica (CNIG).

O principal objectivo deste projecto foi a implementação de uma infra-estrutura de dados espaciais – IDE-OTALEX, a qual pode ser visitada a partir de www.ideotalex.pt. A IDE-OTALEX permite a partilha de informação geográfica entre as entidades parceiras, atenuando fronteiras e permitindo uma melhor gestão do território transfronteiriço.

O OTALEX é a primeira IDE, não piloto, transfronteiriço e multilingue, desenvolvida segundo uma arquitectura distribuída e flexível, que constitui um observatório para o desenvolvimento sustentável e monitorização ambiental de áreas rurais de baixa densidade. A IDE-OTALEX lança também as bases para a utilização de software livre na Administração Pública e nos Sistemas de Informação Geográfica na Região Alentejo.

O OTALEX é um dos projectos de referência no âmbito das BOAS PRÀTICAS do Programa INTERREG IIIA - Espanha-Portugal, 2000-2006.

 

 

 



publicado por noticiasevora às 08:59
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds