Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Segunda-feira, 16 de Junho de 2008
Feira de S. João vai ser dedicada ao ambiente

 

O Ano Internacional do Planeta Terra e todas as questões ambientais em seu redor vão ser os temas das tradicionais festas da cidade de Évora que começam na próxima sexta-feira e se prolongam até ao dia 29, feriado municipal. Deste modo, a Câmara Municipal afirma que toda a parte cénica e decorativa do certame abordará de uma forma directa ou indirecta esta temática, num apelo à sensibilização para uma questão que diz respeito a todos.

No que concerne aos espectáculos da Feira de S. João, que voltam a ter lugar na Arena D’Évora, o destaque vai para as actuações de Fernando Tordo e a Stardust Orchestra, Tito Paris, Mafalda Veiga e Monte Lunai, entre outros, garantindo-se desta forma uma panóplia de sonoridades, “que irão de encontro com o diversificado gosto dos visitantes da Feira de S. João”.

“Uma das novidades deste ano diz respeito ao pavilhão municipal com a Câmara Municipal de Évora a apresentar a exposição ‘Planear o Futuro – Évora’, com destaque para o estudos Estratégico para o Centro Histórico, o Plano Director Municipal, o Plano de Pormenor dos Leões, o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Aeródromo e o Plano de Intervenção em Espaço Rural para o Sítio do Monfurado”, adianta o edil, José Ernesto Oliveira.

Respeitando a temática das Festas Populares da Cidade – Feira de S. João, o pavilhão do município representa ao nível do piso o movimento da Terra, enquanto que no centro está um termómetro alertando para o aquecimento global. Os painéis com os temas da exposição correspondem aos cinco continentes.

De resto, as Festas Populares da Cidade – Feira de S. João manterão todas as características que fazem dela uma das maiores feiras francas do país, a que se junta os tradicionais espaços temáticos como são a Feira do Empreendedor, a cargo da Associação Nacional de Jovens Empresários, o Espaço Jovem, com actividades permanentes, salientando-se o Game Day (Campeonato de Videojogos) e a exibição de alguns dos melhores praticantes de Inline, Skate e BMX, o Espaço da Criança, com diversas actividades de educação ambiental, promovidas pelo Centros de Estudos da Avifauna Ibérica e Parque Noudar, o Espaço Social/Terra com Vida, de onde se destaca a realização de Marchas Populares, a recreação do Ciclo do Pão e uma Noite Intercultural e as tradicionais “Tasquinhas”, na Horta das Laranjeiras.

Na área Desportiva, destaque para a realização, este ano, do Grande Prémio de S. João na noite do dia 22 de Junho. Para além da alteração da hora (20h00), esta prova surge ainda com um novo figurino, já que tem início e fim no recinto da Feira de S. João. Para além da conceituada prova de atletismo, o programa desportivo contempla os tradicionais torneios de natação, pólo aquático, hóquei em patins, tiro com ar comprimido e basquetebol, entre outros. No primeiro fim-de-semana da feira tem lugar também a final do torneio de futebol inter-freguesias sub-15 anos.

Cultura, artesanato e gastronomia são outras das componentes da Feira de S. João, que durante 10 dias animam a cidade de Évora, numa organização da Câmara Municipal de Évora, com o apoio de inúmeras entidades públicas, privadas e associativas.

 



publicado por noticiasevora às 18:51
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds