Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Terça-feira, 24 de Junho de 2008
Azeite dos Álamos da Fundação Eugénio de Almeida foi distinguido

 

O Comité Oleícola Internacional acaba de distinguir, no seu concurso anual Mario Solinas, o Azeite dos Álamos, da Fundação Eugénio de Almeida, com o 3º prémio na categoria “frutado médio”.

O Azeite dos Álamos foi o único azeite português premiado neste concurso que reuniu 75 azeites, provenientes de nove países concorrentes (Egipto, França, Grécia, Israel, Itália, Marrocos, Arábia Saúdita, Espanha e Portugal).

“Esta é, sem dúvida, uma distinção prestigiante para a Fundação, por ser atribuída pela mais importante e reconhecida instituição internacional intergovernamental”, sublinha a secretária-geral da Fundação, Maria do Céu Ramos. Esta instituição intergovernamental tem sede em Madrid desde 1959, ano em que foi criada com o objectivo de regular e zelar pelo cultivo do olival.

O azeite, um dos mais emblemáticos produtos do Alentejo, é uma das grandes apostas agrícolas da Fundação Eugénio de Almeida, que actualmente explora uma área de olival com cerca de 215 hectares na região de Évora. Criteriosamente seleccionadas, as variedades de azeitona Galega, Cobrançosa, Cordovil e Verdeal são “sabiamente misturadas, dando origem a azeites de qualidade superior”.

“Não descurando os graves problemas da sociedade moderna, nomeadamente os problemas de cariz ambiental”, a Fundação Eugénio de Almeida instalou um moderno lagar na Herdade do Álamo da Horta, que garante “não só a qualidade do azeite obtido devido a uma total automatização do processo industrial, mas também a qualidade do ambiente, graças à unidade de tratamento das águas de lavagem que permite a sua posterior utilização na rega do olival”.

Produzido no Lagar da Cartuxa, o Azeite dos Álamos “seduz pelo seu paladar suave e frutado que faz dele um produto de qualidade superior”. Com fortes características aromáticas e gustativas, “este é um azeite de eleição para enriquecer qualquer tipo de prato”.

A entrega de prémios será no próximo dia 10 de Julho, na Sede do Comité Oleícola Internacional, em Madrid.

 



publicado por noticiasevora às 18:37
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds