Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Quinta-feira, 26 de Junho de 2008
Projecto transfronteiriço pretende investir dois milhões de euros na promoção do enoturismo de quali


 

O Município de Reguengos de Monsaraz assinou, no Ayuntamiento de Almendralejo (Espanha), um protocolo de cooperação entre os dois municípios ibéricos para participação conjunta num projecto transfronteiriço que pretende implementar infra-estruturas e acções de promoção do enoturismo nestes concelhos do Alentejo e da Extremadura espanhola. Na cerimónia de assinatura, realizada na sede da autarquia espanhola, estiveram presentes o Vice-presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, o Alcaide de Almendralejo, José Moran e a Tenente Alcaide estremenha, Vitoria Pérez Pachón.

O projecto agora protocolado, está inserido numa das prioridades do programa Interreg SUDOE (impulso do desenvolvimento urbano sustentável aproveitando os efeitos positivos da cooperação transnacional), ultrapassa os dois milhões de euros, sendo 1,2 milhões apresentados pelo Município de Reguengos de Monsaraz e os restantes 800 mil euros representativos de acções a desenvolver pelo lado espanhol.

O Ayuntamiento de Almendralejo será o chefe de fila deste projecto que abrange toda a temática do vinho, o enoturismo de qualidade, o desenvolvimento turístico regional, o melhoramento de infra-estruturas culturais vitivinícolas e a ampliação das actividades culturais vinculadas ao património ecoturístico.

O programa de cooperação territorial do espaço Sudoeste europeu (SUDOE), onde se insere esta candidatura, apoia o desenvolvimento regional através do co-financiamento de projectos transnacionais por intermédio do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional). Os actores públicos das regiões espanholas, francesas, portuguesas e britânicas (Gibraltar) podem contribuir para o crescimento e desenvolvimento sustentável deste espaço, desenvolvendo projectos de cooperação transnacionais relacionados com a inovação, o ambiente, as novas tecnologias da informação e o desenvolvimento urbano sustentável. Trabalhando juntos, estes actores regionais contribuirão para que o Sudoeste europeu atinja as estratégias da União Europeia em matéria de crescimento, de emprego e de desenvolvimento sustentável.

A semelhança entre estes dois municípios é notória uma vez que se podem ver plantações de infindáveis hectares de vinha e um grande investimento na produção de vinhos de qualidade, sendo este sector económico, um dos maiores motores de desenvolvimento de ambos os municípios. A região onde está situada a cidade de Almendralejo apresenta um evidente desenvolvimento, oferecendo, sem perda do seu carácter de centro predominantemente agrícola, o perfil de uma cidade moderna, na qual, a partir da secular actividade campestre relacionada com a produção do vinho, azeitona e azeite, se desenvolveu um sector industrial moderno. Com cerca de 33 mil habitantes, Almendralejo é hoje um dos centros económicos mais prósperos da Extremadura espanhola, exercendo uma forte atracção sobre as localidades vizinhas, convertendo-se numa metrópole com grandes expectativas de futuro.

Reguengos de Monsaraz, por seu lado, conta com a presença da maior cooperativa agrícola portuguesa e também um produtor particular com a maior vinha contínua da Península Ibérica (600 hectares), para além dos restantes produtores particulares possuidores de enoturismos e produção de vinhos de grande qualidade, reconhecidos no mercado interno e externo.    



publicado por noticiasevora às 12:39
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds