Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Sexta-feira, 27 de Junho de 2008
CDU organiza encontro “Ganhar Évora como Cidade de Cultura”

 

A Coligação Democrática Unitária realiza o primeiro de um ciclo de Encontros sob o lema “Ganhar Évora como Cidade de Cultura”, amanhã, pelas 15horas, no Hotel da Cartuxa.

 

De acordo com a CDU, em Évora todos os caminhos vão dar à planície. Emergindo dos tempos, de outros povos, de outras gentes, persistem valores culturais, maneiras de agir, pensar e sentir que nos contagiam de humanismo, que nos aproximam de todos os povos como elementos essenciais da classificação de Évora como Património Mundial. “Em Évora não se vive apenas. De Évora enamoramo-nos, criando laços identitários que nos envolvem numa relação que se densifica no tempo, que se vive com os outros, nos espaços, que se reinventa nos símbolos, que se funde na planície num arrebatamento solidário e nos faz viajar pelas freguesias num retorno a uma ruralidade feita de luta, de dignidade, de vida”, avança.

 

“Imaginar uma cidade de cultura, solidária, inclusiva”, é o desafio que a CDU quer assumir, caracterizando Évora como”uma cidade de encontros, de comunicação, de música, de silêncios, de ritmos frenéticos e lentos de festa e de recato, Évora tem que preservar o tempo como tempo de vida, como ritmo natural de mudança. Évora tem que preservar o espaço como espaço público de todos os encontros, mas também como espaço privado de intimidade”.

 

No entender, este colóquio resulta do facto “da cidade, que ajudámos a construir, ter parado durante sete anos. Partir para o futuro só é possível no contexto de um amplo debate de ideias que envolva toda a gente”. “Ganhar Évora como cidade de cultura é Évora ganhar-se a si própria reassumindo um rumo e reatando uma relação transparente com a história. Ganhar Évora como cidade de cultura é recuperar uma matriz de discussão pública devolvendo a cidade às pessoas. Ganhar Évora como cidade de Cultura é uma reconciliação com o futuro que todos temos que empreender”, justifica a CDU.

 



publicado por noticiasevora às 15:35
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds